Soluções digitais e a sustentabilidade na indústria

 

Pesquisas apontam que como consumidores nós estamos cada vez mais receosos com os impactos que nossas ações podem causar à natureza. Com isso, especialistas alertam: essa é a chance ideal para a indústria do futuro!

Agora, ser sustentável já não é mais opção, mas sim uma necessidade, já que o mercado oferece centenas de medidas inteligentes por todo canto. Devido a isso, algumas empresas já adotaram uma abordagem sustentável que vai desde a linha de produção até os meios de entrega. Tem dúvidas? Basta conferir o aumento nas vendas de carros elétricos, o crescimento do uso da bicicleta como meio de transporte e a expansão da energia solar, por exemplo.  

Mas, afinal, como soluções digitais podem ajudar a construir um futuro mais sustentável na indústria? 

Atualmente 40% das emissões de gases que causam o efeito estufa vêm da indústria, e sendo responsável por quase metade da propagação é inadmissível que as coisas se mantenham assim. Continuar significa uma derrota para o consumidor e também para o planeta. 

Já que não faz mais sentido essa produção de forma desenfreada sem os devidos cuidados ambientais, separamos algumas formas de virar o jogo e correr atrás do prejuízo causado pela indústria ao planeta, confira: 

Reciclagem do lixo industrial 

A atividade industrial gera resíduos de diferentes categorias e em grande quantidade. Para atender às demandas da sociedade e do próprio mercado por sustentabilidade, inúmeros negócios já adotaram a prática de reciclagem, além de desenvolver soluções para os materiais que não têm um destino adequado. 

Geolocalização e sustentabilidade 

Os sistemas de geolocalização são de grande auxílio na redução da emissão de gás carbônico, especialmente na agricultura. Eles servem para supervisionar a emissão, informar com precisão onde elas estão ocorrendo e orientar gestores quanto ao que pode ser feito para controlar melhor a poluição. 

Fontes renováveis de energia e automação 

Uma gestão energética inteligente, com o uso de matrizes sustentáveis como os painéis de energia solar é uma maneira de aplicar tecnologia e sustentabilidade na sua empresa. Juntamente com software para uma administração eficiente, a técnica pode ajudar a economizar e automatizar a utilização de energia elétrica em sua plantação. 

Monitoramento em tempo real para reduzir emissões 

Aplicar IoT é uma das maneiras de monitorar e administrar de maneira mais eficiente o uso de produtos com potencial de impacto ambiental. Acompanhar de perto como são aplicados, descartados e absorvidos pelo solo, ajuda a prever vazamentos e antecipar problemas. Tudo isso faz com que seja mais sustentável e menos prejudicial à natureza. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

três × três =