O que é um Cabeamento de Rede?

O cabeamento de rede é uma conexão feita entre as redes de computadores. Com o cabeamento de rede estruturado é possível fazer o envio e o recebimento de informações entre mais de dois computadores. Isso oferece maior estabilidade, facilidade para fazer a manutenção dos equipamentos e organização na empresa. Com um bom planejamento, o cabeamento ainda traz o benefício de facilitar na hora de inserir ou remover dispositivos de uma rede. 

É fundamental que a instalação do cabeamento seja feita por uma equipe de profissionais que possuam experiência, isso evita o surgimento de possíveis problemas. 

Quais os tipos de Cabeamento de Rede?

Não faltam opções na hora de investir em Cabeamento de Rede, pois existem vários! Confira:

Cabo coaxial

O cabo coaxial é capaz de transmitir dados em até 10 Mbps. Ele é muito utilizado pelos provedores de internet para ligar a rede local de uma casa à rede mundial de computadores. Esse foi um dos primeiros cabos a serem empregados nas redes locais, e deve ser conectado ao roteador. Devido ao fato de proporcionar frequências bem elevadas, também é bastante utilizado para transmitir imagens de televisão.

Cabo de par trançado

Os cabos de par trançado, conhecidos também como UTP, passaram a ser usados nos anos 90 a fim de substituir os coaxiais, sobretudo por serem mais resistentes e flexíveis. Atualmente, eles são os mais populares, podendo atingir 10 gigabits de velocidade.

Fibra óptica

A fibra óptica é bastante usada em várias redes de dados, contendo um fio extremamente fino e de material transparente (plástico ou vidro), o que permite que os pulsos de luz sejam enviados para representar os dados transmitidos. É o elemento fundamental para o avanço das telecomunicações em todo o mundo. O principal benefício das redes ópticas é a escala, permitindo um crescimento exponencial de banda larga, ao mesmo tempo em que reduz os custos de instalação e manutenção, trazendo mais flexibilidade para as arquiteturas de redes de telecomunicações atuais.