O que é Telecom e qual o impacto disso nas nossas vidas

Telecom é o nome do sistema que permite a troca de informações por distâncias muito grandes através de meios eletrônicos (voz, dados ou vídeo). Este termo é amplo e inclui uma variação de tecnologias que transmitem informações. Podem ser rádios, televisão, telefones, fibra óptica e até mesmo satélites. Atualmente, telecom tem muito mais a ver com transmissão de dados, por isso, mensagens de texto, e-mails, streaming de vídeos e até o acesso à internet de alta velocidade para aplicativos de dados, como serviços de informações em banda larga e entretenimento interativo são um exemplo muito mais claro. A indústria consiste em três subsetores básicos: equipamentos de telecomunicações, serviços de telecomunicações e comunicação sem fio.

As telecomunicações são a base de um setor onde o crescimento acontece muito rápido. Em 2019, a receita desse setor cresceu de US $ 2,2 trilhões em 2015 para US $ 2,4 trilhões, e como as mudanças acontecem de forma tão rápida é sempre importante estar por dentro de tudo que acontece. 

COMO A COVID-19 AFETOU O SETOR

A conectividade fornecida pelas Telecomunicações foi o grande pilar para que as empresas, escolas e faculdades mantivessem as atividades, mesmo durante a quarentena e com todo o isolamento social. 

Você consegue imaginar: como seria possível aderir ao home office sem internet? 

Na maior parte das vezes, os provedores de serviços estavam bem equipados para atender ao aumento de 30% a 40% na demanda de largura de banda em suas redes, devido à adaptação migração para o EAD e home office. 

A pandemia transformou brutalmente a esfera digital das Telecomunicações, aqueles que conseguiram se transformar digitalmente acompanhando o mercado se sobressaíram em comparação aos que contavam com opções obsoletas.

Podendo operar a rede de qualquer lugar, você tem visibilidade e centenas de ferramentas que são bastante automatizadas. Enxergamos pessoas que estão dobrando a digitalização e as chamadas “nuvens”, deixando cada vez mais claro que aqueles que se adaptam dessa forma são os que obtém sucesso. Ou seja, na contramão da pandemia, o setor de Telecom manterá o mundo conectado em meio ao isolamento.