FIBRA ÓPTICA: 2 MITOS 2 VERDADES

A rede de Fibra Óptica cresce, em média, 70% ao ano. São inúmeras razões que resultam nesse fator, mas na hora de migrar de tecnologia e implementar a fibra óptica surgem muitas dúvidas: como planejar? a matéria prima é mais cara? É realmente mais rápida? Será que é segura mesmo?

Na realidade, todo esse processo é bem mais simples do que parece. Acompanhe a seguir 1 mito e 3 verdades sobre a Fibra Óptica:

A FIBRA ÓPTICA NÃO É SEGURA

Mito!

Na fibra óptica, a transmissão dos dados utiliza luz e não eletricidade, por conta do isolamento elétrico não há risco de curtos-circuitos, faíscas ou qualquer condição que possa causar um incêndio ou qualquer acidente. Existe também uma segurança maior em relação às redes tradicionais pois as tentativas de captação de dados são facilmente detectadas, porque os invasores não podem acessar os dados através de vazamentos de sinal.

Além disso, existe a imunidade eletromagnética: com a fibra existe a possibilidade de trabalhar em dutos elétricos sem sofrer interferências.

A INTERNET DE FIBRA ÓPTICA É MAIS RÁPIDA

Verdade!

Um dos maiores destaques da fibra óptica é sem dúvida nenhuma sua velocidade. Essa tecnologia permanece sendo a forma mais veloz de entregar internet, a “largura da banda”, é bem maior: em média, 10 a 80 Gigabits por segundo. Assim, as informações realmente chegam mais rápido do que em uma conexão via cabos de cobre, por exemplo.

A FIBRA ÓPTICA É MAIS CARA

Mito!

Parece brincadeira quando dizemos que uma tecnologia tão superior é mais barata do que as outras, mas não é. Conforme foi se popularizando, a fibra óptica foi ficando mais acessível e hoje em dia é considerada até mais barata que as demais pela durabilidade e qualidade.

Custo do material mais acessível

Dependendo do ambiente onde você implantará sua rede, é possível optar por dois modelos: Cabo metálico ou Cabo óptico.

Ao optar por cabos metálicos, o gasto fica em torno 52% mais caro do que optar por cabos ópticos. Além disso, o uso de luz para transmitir sinais, no lugar da eletricidade, reduz, obviamente, o uso de energia elétrica (até porque a conta não está barata, né?). Com maior durabilidade, a necessidade de manutenção é também menor. Por tanto, os gastos a longo prazo compensam, de qualquer forma.

A FIBRA ÓPTICA É MELHOR PARA O AMBIENTE

Verdade!

Em comparação com o sinal elétrico, a quantidade de energia necessária para enviar um feixe luminoso através dos cabos da fibra óptica é extremamente menor. O baixo consumo de eletricidade significa menos emissão de carbono.

Aqui na Seccon nós temos a Secfiber, uma linha de produtos voltada completamente para Fibra óptica. São os melhores produtos importados com garantia nacional e segurança para sua empresa! Conheça agora mesmo toda a nossa linha clicando AQUI.

Ou faça uma cotação com um de nossos representantes clicando AQUI.