ENTENDA O WI-FI 6



Algum tempo atrás os nomes para padrões de redes eram extremamente complicados, sequências numéricas e várias letras deixavam as pessoas um tanto confusas. Com isso, a organização mundial responsável por tomar decisões sobre as redes de wi-fi decidiu simplificar, então, a nova geração ficou conhecida como Wi-fi 6, a etapa mais recente de uma jornada de inovação ininterrupta. Esse padrão baseia-se nos pontos fortes do 802.11ac, aumentando a eficiência, rapidez e flexibilidade, permitindo que as redes tenham mais velocidade e capacidade com aplicações dessa próxima geração. Enquanto a antecessora operava somente na frequência 5GHz, o Wi-fi 6 se conecta às de 2.4GHz e 5GHz, unindo o melhor dos dois mundos.


VANTAGENS
O Wi-Fi 6 permite que os provedores ofereçam suporte e aplicações atuais na mesma estrutura sem fio, enquanto melhoram a qualidade dos serviços mais antigos. Isso prepara o cenário para modelos que surgirão e mais adesão de Wi-Fi.
Cada nova geração de WiFi oferece maior velocidade de transferência de dados, e dessa vez não foi diferente, a velocidade do mais novo Wi-Fi é de Gbps, ele conquista essa velocidade usando das bandas já citadas acima. Um único dispositivo desses por obter uma transferência de dados até 40% mais rápida em relação ao Wi-Fi 5. Na teoria, é capaz de atingir uma largura de banda de 1,2 gb por fluxo, podendo entregar até 8 fluxos por cada dispositivo.
Algumas das maiores vantagens são:
• Maior segurança em acessos públicos;
• Economia de energia;
• Aumento da velocidade (obviamente);
• Maior desempenho nas áreas de alta demanda;
• Aumento da duração da bateria dos dispositivos que acessam essa rede;
• Comunicação simultânea entre mais aparelhos e o roteador;


MUDAR OU NÃO
O Wi-Fi 6 deve demorar algum tempo para se tornar padrão, pelo menos no Brasil. A maioria dos dispositivos, infelizmente ainda não o suporta, pois é preciso melhorar a infraestrutura em todo o país. Mas é um ponto para que os provedores fiquem atentos e planejem-se, pois seus clientes se atentarão às novidades.
Certamente, já existe um grande fascínio em usar essa rede para desfrutar de seu desempenho e todos os diferenciais que a mesma possui. No entanto, serão necessárias algumas atualizações de equipamentos, como um novo roteador.


IOT E WI-FI 6
A IoT já faz parte do cotidiano de bilhões de pessoas, num futuro próximo, espera-se que trilhões de equipamentos estejam conectados no mundo inteiro, enviando e recebendo milhares de dados o tempo todo. Para dar conta de tudo isso, as redes de acesso à internet precisam estar preparadas. Confira AQUI nosso artigo sobre a Internet Das Coisas.


São inúmeras as vantagens para o público, assim como as evidentes oportunidades para os provedores surfarem na onda do Wi-Fi 6, que oferece um gigantesco diferencial competitivo já que a novidade atenderá grandes demandas dos usuários.

Atente-se! É fundamental estar ligado nas inovações, prepare suas estratégias e seus objetivos, pois o mundo está mudando!