COMO ESCOLHER SUA MÁQUINA DE FUSÃO

A máquina para fusão de fibra óptica é um equipamento indispensável para qualquer provedor atuar. Seja para instalar a rede óptica ou fazer qualquer manutenção, é necessário muito cuidado, já que o manuseio incorreto ou a má escolha do modelo podem gerar consequências negativas.

Em primeiro lugar, é necessário verificar qual seu orçamento e infraestrutura. Com isso em mente, pesquise e compare os produtos do mercado. É importante saber que existem diferentes tipos de alinhamentos, e saber sobre sua demanda de trabalho e conhecer sua infraestrutura vai facilitar na hora de escolher. Veja:

  • Alinhamento pela casca: Tem um processo simples, utiliza dois motores que fazem com que a fibra se movimente para frente e para trás para realizar a emenda. Costuma ser bem mais barato, caso seu provedor tenha uma rede relativamente pequena e seus recursos sejam limitados, esse equipamento é mais recomendado. É ideal para reparos de fibras de acesso ou pequenas manutenções.
  • Alinhamento pelo núcleo: A precisão desse equipamento é bem maior. Seis motores fazem com que a fibra se movimente de várias formas para que a emenda seja feita, esse modelo é mais indicado para a realização de emendas em cabos principais, onde é necessário um cuidado maior. Também é recomendado para fibras com diferentes padrões de fabricação. A maioria dos equipamentos desse tipo funcionam sem paradas, o que torna o serviço mais eficiente, porém seu custo é mais elevado.
  • V-Groove Ativo: É uma espécie de “meio-termo” entre os dois anteriores. São quatro motores, esses fazem a junção da fibra com movimentos de frente para trás ou de cima para baixo.

Cuidados necessários

Para prolongar a vida útil da sua Máquina de Fusão, são necessários alguns cuidados pois se trata de uma ferramenta de extrema precisão, com peças delicadas. Por isso, tome alguns cuidados. Confira:

Antes de usar

A máquina necessita que as fibras a serem colocadas para emenda estejam devidamente padronizadas. Faça a limpeza e a decapagem corretamente. Isso garantirá o reconhecimento da fibra pela máquina e a qualidade do processo.

No momento do uso

O posicionamento da fibra é extremamente importante, alinhe-a com a ponta encostando na parede da máquina, a ponta da fibra não pode encostar nos eletrodos. Caso isso seja feito incorretamente, ocorrerão defeitos.

Calibração e Manutenção

A frequência da calibração da ferramenta varia com o modo como você a utiliza. Algumas pessoas chegam até mesmo a não calibrar, dependendo do equipamento. Já em relação a manutenção, peças como bateria e eletrodos em algum momento precisarão de troca (realize uma manutenção preventiva quando julgar necessário).

Alinhamento e Clivagem

Nunca se esqueça de da etapa de decapagem, limpeza e da clivagem antes de colocar a fibra na máquina de fusão. Esses passos são fundamentais para que a máquina identifique que o material está padronizado. Configure sua máquina para o tipo de fibra.

Agora que você já sabe escolher sua Máquina de Fusão, chegou a hora de saber onde encontrar a melhor ferramenta do mercado: Na Seccon!

Fale agora mesmo com um de nossos representantes no WhatsApp!

Seccon Brasil
(11) 97492-8230


Seccon Valinhos e Interior de SP
(19) 3869-2704